ESPERMOGRAMA

CONVENCIONAL COM CAPACITAÇÃO
O único exame necessário na investigação masculina inicial é o espermograma. É um exame que prescinde de equipamentos complexos para ser realizado, porém a confiança no seu resultado reside na experiência de quem o realiza. Portanto, uma avaliação detalhada e feita por profissional experiente na área é essencial para um diagnóstico preciso. Esse exame é realizado por profissionais do Embrios.

FRAGMENTAÇÃO DO DNA
Estudos demonstram que o estresse oxidativo (presença de radicais livres) dos espermatozoides pode ser responsável pela baixa taxa de fertilização in vivo e pelo aumento das taxas de aborto. O aumento da proporção de DNA fragmentado nos espermatozoides é tido como causa de falhas em se obter gestações. Esse exame é coletado no Embrios e encaminhado a laboratórios parceiros.

SAT (sperm aneuplody test)
Exame complexo, onde é investigada a taxa de espermatozoides com aneuploidias, isto é, proporção de espermatozoides capazes de gerar embriões com alterações cromossômicas. Espermograma com essas alterações geram infertilidade, falhas de fertilização, aumento das taxas de abortos e aumento de bebês com cromossomopatias. Esse exame é coletado no Embrios e encaminhado a laboratórios parceiros.


COLETA DE SANGUE

DOSAGENS HORMONAIS
Dosagens hormonais em homens são importantes quando há alterações no espermograma ou na história clínica do paciente.

AVALIAÇÃO GENÉTICA
Alterações genéticas, mesmo que o homem não apresente nenhuma doença, podem contribuir para a formação corriqueira de bebês com problemas, geralmente incompatíveis com a vida, gerando abortos recorrentes ou falhas dos tratamentos para engravidar. Homens com alterações importantes no espermograma devem ser testados com esse tipo de avaliação. Esses exames podem ser coletados no Embrios Centro de Reprodução Humana e encaminhados a laboratórios parceiros.

AVALIAÇÃO DE INFECÇÕES
SOROLOGIA PARA CLAMÍDIA
Bactéria associada a infecções genitourinarias, podendo gerar alterações na fertilidade masculina.

ZIKA VÍRUS
Com a comprovação pelo CDC (Centers for Disease Control and Prevention) da relação entre a infecção pelo Zika Vírus em gestantes e a ocorrência de microcefalia desses fetos, tornou-se obrigatória a investigação de infecção ativa durante a realização de tratamentos para engravidar. A transmissão do Zika Vírus é dada através da picada do mosquito Aedes Aegypti contaminado, mas suspeita-se também que a contaminação possa se dar por via sexual através do contato da mucosa vaginal com o sêmen. Por esse motivo, o companheiro da paciente que se submeterá a técnicas de reprodução assistida também deve ser testado para a existência de infecção ativa durante o procedimento. O Embrios Centro de Reprodução Humana e Ultrassom da Mulher disponibiliza a seus pacientes o teste rápido para detecção da infecção e encaminha para confirmação em laboratório parceiro. É norma da Agência Nacional de Vigilância Sanitária que toda pacientes submetida a técnicas de reprodução assistida seja submetida à investigação do Zika Vírus.


AVALIAÇÃO UROLÓGICA

Pacientes com espermograma alterado, especialmente aqueles com alterações em exames complementares como ultrassonografia e exames hormonais, devem ser vistos por urologistas para que antes da realização de tratamentos de reprodução assistida possam ser orientados quanto aos benefícios de tratamentos clínicos e cirúrgicos. Esta avaliação é realizada por médicos parceiros do Embrios Centro de Reprodução Humana e Ultrassom da Mulher.


ULTRASSONOGRAFIA UROLÓGICA

Quando da presença de alterações no espermograma, queixas clínicas, histórico de traumas, infecções entre outros, a ultrassonografia de bolsa escrotal e de vias urinárias pode fornecer dados importantes na avaliação da infertilidade, após indicação por urologista.


COLETA ALTERNATIVA DE ESPERMATOZOIDES

Pacientes com azoospermia (ausência de espermatozoides no ejaculado), podem ser submetidos a captação de espermatozoides diretamente do epidídimo e/ou testículo. Antes da realização da coleta alternativa, devem ser feitos exames para estimar a probabilidade de espermatozoides serem encontrados. Esse procedimento é feito nas dependências do Embrios Centro de Reprodução Humana e Ultrassom da Mulher por médicos parceiros da clínica e com acompanhamento de embriologista.


Selecione abaixo para ver os demais passos da investigação da infertilidade.

Exames da Mulher

Exames da Mulher

Comments are closed.

WhatsApp
Enviar WhatsApp